É um projeto implementado pela Santa Casa da Misericórdia de Viseu, que teve início a 5 de Janeiro de 2008, ao nível do serviço de apoio domiciliário e, posteriormente, a 18 de Agosto de 2009 ao nível de equipamento.

Tem como princípios básicos o combate às desigualdades sociais, uma intervenção baseada numa lógica de responsabilização social e o desenvolvimento de medidas territoriais, potenciando recursos humanos.

A sua missão é apoiar indivíduos - isolados ou inseridos em agregado familiar - comprovadamente carenciados, pertencentes às freguesias de Viseu, Repeses e Ranhados.

Atualmente apoia 65 utentes, entre os quais 56 são adultos e 9 crianças, equivalendo a 38 agregados familiares. As idades variam entre os 2 e os 85 anos.

 

 

Equipa Técnica:

Técnica de Serviço Social

Auxiliares

Voluntários

 

 demo  demo  demo  demo  demo  demo  demo  demo

 

 

Plano de Intervenção: 

A Instituição visa a melhoria das condições de vida da população-alvo, através dos seguintes serviços:

 

Refeitório Social: Resposta destinada ao fornecimento de refeições gratuitas.

 

Horário:

Segunda a Sexta: 12:00 - 13:00

Fins de semana e feriados: 11:30 - 12:30

 

Todas as refeições são devidamente confeccionadas na Cozinha Central da Santa Casa da Misericórdia de Viseu.

 

Despensa Social:Recolha, armazenamento e distribuição de géneros alimentares, existindo ainda um protocolo com o Banco Alimentar.

 

Roupeiro Social:Recolha, armazenamento e distribuição de roupas e calçado (bebé, criança e adulto).

A roupa é fornecida por particulares e instituições, sendo devidamente tratada na Lavandaria da Santa Casa da Misericórdia de Viseu.

 

Balneário Social: espaço que permite a realização de cuidados de higiene pessoal (ex: banho).

 

Gabinete Psicossocial: espaço que permite atender, informar, orientar, encaminhar e apoiar a população-alvo, ao nível da construção e desenvolvimento de projetos de vida (atendimento de emergência social).

 

          Apoio Domiciliário:apoio direto ao domicílio, de modo a que sejam fornecidas refeições (previamente confeccionadas) e/ou géneros alimentares, bem como, vestuário/calçado e um apoio psicossocial contínuo. Contudo, importa ressalvar que o serviço funciona, somente, em situações de dependência e/ou impossibilidade de deslocação ao equipamento social (por exemplo, idosos, indivíduos com dificuldades de mobilidade e que já se encontravam a ser apoiados até à data de dezoito de Agosto de dois mil e nove: data de abertura da valência.

 

          Apoio Formativo: espaço que permita a realização de uma panóplia de formações e ações de sensibilização que permitam, à população-alvo, a aquisição de novos conhecimentos.

 

 

       RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2014 - consulte aqui

Contacto

Santa Casa da Misericórdia de Viseu
Largo Major Teles, nº. 1
3500-212 VISEU
Tel: 232 470 770
email: geral@scmviseu.com

Horário de Atendimento

Secretaria - Sede:

  • Segunda a Sexta:
    09:00h - 12:30h
    14:00h - 17:30h
  • Segundas e Quintas, na 1ª semana de cada mês:
    Aberto à hora de almoço