irmandadeRecuemos até ao século XV. Aos seus finais. O Cristianismo é ainda o ar que se respira, como lembra Lucien Febvre. A pobreza sempre inspirou a piedade e a caridade de quem mais tinha, gestos solicitados pela mensagem cristã de prática da virtude e, complementarmente, pela esperança de obter com actos de generosidade a recompensa da vida eterna.

Fundada a primeira Santa Casa na Sé de Lisboa, no auspicioso ano de 1498, sob impulso e proteção de D. Leonor, a experiência confraternal conhece uma rápida expansão pelas principais cidades do reino e por muitas pequenas vilas, conquistando progressivamente diversos espaços ultramarinos, quer atlânticos, quer orientais.

Criadas sob patrocínio régio, as Misericórdias regiam o seu funcionamento e orientavam a sua ação mediante as diretivas firmadas  no texto regimentar designado Compromisso. Seccionado em capítulos, com títulos correspondentes, o compromisso apresentava-se como um documento normativo, definindo a estrutura, a composição e a organização administrativa da irmandade, estipulando as obrigações e prerrogativas dos irmãos e dos corpos dirigentes e regulamentando a sua atuação, sempre perpassada por uma matriz social colhida de um espírito profundamente compassivo.

 

COMPROMISSO DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE VISEU

 

 

Documentos necessários para se propor a irmão(ã) da Santa Casa da Misericórdia de Viseu:

 

INFORMAÇÃO AOS CANDIDATOS A IRMÃOS DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE VISEU

DECLARAÇÃO

PROPOSTA DE ADMISSÃO DE IRMÃO(Ã) DA MISERICÓRDIA DE VISEU

Contacto

Santa Casa da Misericórdia de Viseu
Largo Major Teles, nº. 1
3500-212 VISEU
Tel: 232 470 770
email: geral@scmviseu.com

Horário de Atendimento

Secretaria - Sede:

  • Segunda a Sexta:
    09:00h - 12:30h
    14:00h - 17:30h
  • Segundas e Quintas, na 1ª semana de cada mês:
    Aberto à hora de almoço