slide 1
slide 2
slide 3
slide 4
slide 5

Igreja da Misericórdia

 

IGREJA DA MISERICORDIA

A sua construção data de 1775 e veio substituir um outro templo do séc. XVI, construído no mesmo local para acolher a Irmandade da Misericórdia.

Igreja de beleza imponente, enquadra o lado poente da praça da Sé. “Esta obra parece assumir o espírito da arquitectura do século XVIII, onde se verifica um forte ecletismo com predominância do estilo Rocaille.

Desenvolvida num registo horizontal, a fachada da Misericórdia apresenta um corpo central de maior altura, rematado por um frontão ondulante, coroado este por uma cruz; o desenho do frontão é acompanhado pela empenha que enquadra as armas reais.

No centro deste corpo festivo abre-se o imponente portal, enquadrado por uma varanda com balaustrada e que comporta três grandes janelas que dão acesso ao coro alto. Nos panos laterais, divididos por pilastras e impondo uma certa simetria, rasgam-se duas janelas de sacada com balaústres, de cada lado, a que correspondem dois portais de singela moldura. Uma elegante balaustrada remata os corpos laterais. Sobre estes, erguem-se as torres sineiras de corochéus aligeirados pelo chanfro do granito.

No seu interior, a Igreja desenvolve-se em volumes diferenciados. Apresenta uma única nave e capela-mor, separados estes dois espaços por um arco cruzeiro, que se impõe pela nobre estrutura que termina num frontão curvo, decorado ricamente com motivos festivos. As obras de remodelação do interior datam do século XIX.” (adap. IHRU: DGEMN/DSID, João Carvalho)

 

Órgão da Igreja da Misericórdia de Viseu

Destaque também, no interior, para o órgão barroco da segunda metade do século XVIII, móvel de talha, de grande relevo, de madeira dourada e marmoreada. De autoria do organeiro Machado e Cerveira (1797), foi restaurado e reconstruído, após incêndio, pelo mestre António Simões. Periodicamente, são realizados concertos musicais, promovidos ou apoiados pela Irmandade.

Horário de abertura da Igreja:

09,30h- 12,30h

14,00h-17,30h

Serviços de Culto (missas, celebrações, casamentos, funerais):

A requisição destes serviços é efetuada nos Serviços Administrativos (Secretaria), no edifício sede da Santa Casa da Misericórdia (tel. 232470770).

A

Destaques

Comunicar com a comunidade, acontece na Misericórdia e merece destaque.

Mais Info

p

Culto

Vivência cristã, resposta eclesial permanente ao compromisso fundacional.

Mais Info

a

Cultura

Promover a cultura, preservar o património histórico, artístico e documental.

Mais Info

 

+

Farmácia

Farmácia social ao serviço de todos, onde encontra apoio técnico personalizado.

Mais Info

  • Demo

    Berçário de S. Teotónio

    Acolhimento, ternura e vigilância. Ajudamos no crescimento harmonioso do seu bebé. E queremos senti-lo feliz. Confie-nos o seu bem mais precioso.


  • Demo

    CAT - Centro de Acolhimento Temporário

    Resposta social de acolhimento temporário de menores, decorrente da aplicação da medida de promoção e proteção. Procuramos a sua integração em meio familiar.


  • Demo

    Centro de Dia Sta. Maria

    Apoiamos os mais idosos e evitamos o isolamento. Ao partilharem uma existência social mais saudável, ganham novos laços de solidariedade.


  • Demo

    Farmácia da Misericórdia

    Farmácia social, com atendimento personalizado aos utentes e aconselhamento terapêutico. Conheça as vantagens em ser nosso/a cliente.


  • Demo

    Igreja da Misericórdia

    Fiel à sua matriz, a Misericórdia continua a praticar atos de culto, segundo os princípios da doutrina cristã. Conheça o valor patrimonial da Igreja.


  • Demo

    Jardim de Infância Na. Sra. de Fátima

    Encaramos a educação de infância como base essencial para o desenvolvimento integral da criança. Confie-nos o seu bem mais precioso.


  • Demo

    Museu - Tesouro da Misericórdia

    Preservamos e valorizamos o património cultural, divulgando-o e tratando-o adequadamente. O Museu tem também uma função social. Visite-o!


  • Demo

    Residência Rainha D. Leonor

    Proporcionamos um ambiente familiar qualificado, aberto à natureza em redor, para usufruir de mais saúde e bem-estar. Venha conhecer-nos.


Contacto

Santa Casa da Misericórdia de Viseu
Largo Major Teles, nº. 1
3500-212 VISEU
Tel: 232 470 770
(Chamada para rede fixa nacional)
email: geral@scmviseu.com

Horário de Atendimento

Secretaria - Sede:

  • Segunda a Sexta:
    09:00h - 12:30h
    14:00h - 17:30h
  • Segundas e Quintas, na 1ª semana de cada mês:
    Aberto à hora de almoço

i006573

140x40