slide 1
slide 2
slide 3
slide 4
slide 5

Tesouro da Misericórdia

Designa-se por Tesouro da Misericórdia o núcleo museológico da Santa Casa da Misericórdia de Viseu, patente nas alas norte e sul da Igreja da Misericórdia, ligadas entre si pelo coro alto da Igreja.

Nele se expõe um significativo corpo de bens culturais que, ao longo de cinco séculos de vida desta irmandade, serviram para dar cumprimento à sua diversificada missão de serviço social, cultural e religioso.

A par de obras de arte sacra, aí se encontram outros bens com interesse histórico e documental, incluindo informação relevante no âmbito da história local.

Atualmente, está patente uma exposição de homenagem ao ex-provedor Manuel Engrácia Carrilho, evocativa do centenário do seu nascimento.O Eng. Engrácia Carrilho foi provedor da Misericórdia durante cerca de 30 anos e deixou uma marca indelével, que o discurso museográfico dá a conhecer em diversas facetas e campos de atuação. A exposição “RECORDAR” contém um caráter intimista, com modernidade estética, e, simultaneamente, uma mensagem pedagógica para as novas gerações.

Pode ser visitada até 27 de março de 2017.

 
Igreja da Misericórdia
Adro da Sé
3500-195 Viseu
Tel. 232 441 141

Outras Informações

Horário
Terça a Domingo:
10h00 | 12h30 - 14h00 | 17h30

Encerra:
Segundas, 1º Janeiro, 1º Maio, Domingo de Páscoa e 25 Dezembro

 

logo face siga

 

 

 

 

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2014 - consulte aqui

Arquivo Histórico

O Arquivo Histórico (AH) da Santa Casa da Misericórdia de Viseu é constituído pela documentação produzida e recebida desde a sua fundação, em 1516, até ao presente.

Este arquivo encontra-se instalado numa sala própria, com 56 m² de área, na sede administrativa da Instituição (1º piso). O acervo documental tem cerca de 30 metros lineares, que se encontram instalados em estantes de madeira.

O período cronológico abrangido estende-se do século XVI à actualidade, embora a maioria dos documentos pertençam ao séc. XIX e início do séc. XX.

Em 2013, teve início a inventariação e registo informático de todo o AH. O trabalho em curso consiste na organização e tratamento técnico sistemático, de modo a permitir o acesso à documentação através da publicação de inventários, trabalhos científicos e disponibilização on-line. Além destes recursos, pretende-se também disponibilizar a documentação do AH para investigação temática diferenciada, tendo em vista a edição de publicações enquadradas ao V Centenário da Instituição (2016), bem como a produção de exposições alusivas.

Para além de documentos de arquivo, esta secular Instituição possui livros de biblioteca, que podem igualmente ser consultados na sede administrativa.

A consulta da documentação é aberta ao público interessado e carece de autorização prévia do Provedor

 

       

 

 ARCHEEVO - Pesquise no ARQUIVO da Santa Casa da Misericórdia de Viseu

 

 

 

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2014 - consulte aqui

A

Destaques

Comunicar com a comunidade, acontece na Misericórdia e merece destaque.

Mais Info

p

Culto

Vivência cristã, resposta eclesial permanente ao compromisso fundacional.

Mais Info

a

Cultura

Promover a cultura, preservar o património histórico, artístico e documental.

Mais Info

 

+

Farmácia

Farmácia social ao serviço de todos, onde encontra apoio técnico personalizado.

Mais Info

  • Demo

    Berçário de S. Teotónio

    Acolhimento, ternura e vigilância. Ajudamos no crescimento harmonioso do seu bebé. E queremos senti-lo feliz. Confie-nos o seu bem mais precioso.


  • Demo

    CAT - Centro de Acolhimento Temporário

    Resposta social de acolhimento temporário de menores, decorrente da aplicação da medida de promoção e proteção. Procuramos a sua integração em meio familiar.


  • Demo

    Centro de Dia Sta. Maria

    Apoiamos os mais idosos e evitamos o isolamento. Ao partilharem uma existência social mais saudável, ganham novos laços de solidariedade.


  • Demo

    Farmácia da Misericórdia

    Farmácia social, com atendimento personalizado aos utentes e aconselhamento terapêutico. Conheça as vantagens em ser nosso/a cliente.


  • Demo

    Igreja da Misericórdia

    Fiel à sua matriz, a Misericórdia continua a praticar atos de culto, segundo os princípios da doutrina cristã. Conheça o valor patrimonial da Igreja.


  • Demo

    Jardim de Infância Na. Sra. de Fátima

    Encaramos a educação de infância como base essencial para o desenvolvimento integral da criança. Confie-nos o seu bem mais precioso.


  • Demo

    Museu - Tesouro da Misericórdia

    Preservamos e valorizamos o património cultural, divulgando-o e tratando-o adequadamente. O Museu tem também uma função social. Visite-o!


  • Demo

    Residência Rainha D. Leonor

    Proporcionamos um ambiente familiar qualificado, aberto à natureza em redor, para usufruir de mais saúde e bem-estar. Venha conhecer-nos.


Contacto

Santa Casa da Misericórdia de Viseu
Largo Major Teles, nº. 1
3500-212 VISEU
Tel: 232 470 770
(Chamada para rede fixa nacional)
email: geral@scmviseu.com

Horário de Atendimento

Secretaria - Sede:

  • Segunda a Sexta:
    09:00h - 12:30h
    14:00h - 17:30h
  • Segundas e Quintas, na 1ª semana de cada mês:
    Aberto à hora de almoço

i006573

140x40